Archive for the 'Análise Sintática' Category

Crase e palavra implícita

Professor,
gostaria de saber se o uso da crase na frase está correto:
A transição da noção de medida à de área e volume.
Grata,
Elaine

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Análise morfológica,Crase,Dúvidas and have No Comments

Haver X Existir

Professor!
Gostaria que comentasse a questão 12 da prova da CEF.
Texto: “Apesar de não haver estatísticas que revelem a expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em torno de 10% ao ano.”
Questão: “Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a forma verbal ‘haver’ poderia ser substituída por ’existir’.
.
Atenciosamente,
Marcos

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Concordância Verbal,Questão Comentada and have No Comments

Recurso CEF/CESPE 2014

……“Segundo o cadastro das instituições de educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas.”

……Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas”.

QUESTÃO 14 – GABARITO OFICIAL: ERRADO

(DEVE SER ALTERADO PARA CORRETO)

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Análise morfológica,Crase,Questão Comentada and have No Comments

Uso e colocação do pronome átono

Prof. João,
estou fazendo alguns exercícios sobre pronome átono e surgiram dúvidas:
Frase: “Segundo pesquisas, os adolescentes consomem DOCES E REFRIGERANTES  em excesso.”
Resposta- consomem-nos
Qual a regra usada na transformação?
Grata,
Léia

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Análise morfológica,Colocação Pronominal,Pronomes Pessoais and have No Comments

Voz passiva com locução verbal

Professor, nesta questão não entendi qual será a transformação para a voz passiva analítica, a qual torna a assertiva abaixo errada, conforme gabarito.
Grata!
Marina
.
(CESPE) “Vai-se concentrando em apenas dois segmentos – agropecuária e mineração – a competitividade dos produtos nacionais”.
……….A substituição de “vai-se concentrando” por “vai sendo concentrado” mantém a correção gramatical do período.

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Análise morfológica,Questão Comentada,Voz Passiva and have No Comments

Concordância com partitivo

A concordância verbal tem uma regra geral: o verbo concorda com o núcleo do sujeito.

A partir dessa noção, devem ser abordadas as regras especiais. No material de hoje, você poderá trabalhar uma dessas regras especiais: a concordância com o partitivo.

.

Clique aqui: Partitivos na concordância

.

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Concordância Verbal and have Comment (1)

Lhe como possessivo

………..O principal uso do pronome lhe(s) é como objeto indireto que exija a preposição A. Em geral, nesse tipo de objeto indireto, haverá a ideia de destinatário.

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Análise morfológica,Colocação Pronominal,Pronomes Pessoais and have No Comments

Pontuação – FCC – Revisão 2013

Na pontuação, o estudo centra-se na vírgula, sinal que organiza a construção, revelando os vínculos lógicos e os elementos deslocados. Vale destacar também o sentido nas orações adjetivas, tema relacionado ao uso da vírgula e extremamente recorrente nos concursos públicos.

Clique aqui: Revisão_11_Pontuação

Leia também: O sentido nas orações adjetivas

.

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Textos em PDF,Vírgula and have No Comments

Pronome Relativo – FCC – Revisão 2013

O pronome relativo é exigente. Para dominá-lo há um preço a ser pago, porém a recompensa é entender o idioma com novo potencial. Onipresente nas provas nas mais variadas questões – vírgula, concordância, regência, crase, interpretação de texto… -, entender o pronome relativo pode significar uma ferramenta decifradora de várias artimanhas dos concursos. Nesta seleção, o foco está na regência. Mãos à obra!

Clique aqui: Revisão_9_Pronome Relativo

.

.

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Análise morfológica,Oração Adjetiva,Pronome Relativo,Textos em PDF and have No Comments

Questão comentada – Vírgula

Professor, pode me ajudar nesta questão?
Não consigo ver o porquê dos erros nas alternativas “d” e “e”.
Aguardo ansiosamente sua resposta.
Isabela

As opções que se seguem apresentam trechos adaptados do editorial do Jornal do Brasil de 19/4/2010. Assinale a opção em que os sinais de pontuação são empregados corretamente.

A) A boa notícia para os novos beneficiários do progresso do país é que o salário médio de quem está entrando no mercado aponta tendência de alta, com o chamado aumento real (já descontado o INPC).

B) No último trimestre, houve aumento de 4,37% em relação ao mesmo período de 2009, com o valor médio saindo de R$ 782,53 para R$ 816,70. Há previsões de que o país, atinja um crescimento anual na casa dos 2 milhões de postos no ano de 2010.

C) Mais gente empregada, produzindo significa perspectiva de geração de riqueza, crescimento no produto interno bruto mais gente ocupada e longe do desespero e das tentações do crime, um povo com a autoestima em alta.

D) Não faltam estudos que mostram, um melhor desempenho
escolar das crianças quando elas não têm de ver o pai em casa, de braços cruzados, abatido, porque não tem uma fonte de renda para sustentar sua família.

E) Não é preciso pesquisar muito para perceber que, com mais gente trabalhando, os gastos com assistência social e mesmo com remédios contra doenças de fundo nervoso, são significativamente reduzidos quando as pessoas estão mais ocupadas com trabalho.

Read more…

posted by joao_bolognesi in Análise Sintática,Dúvidas,Questão Comentada,Vírgula and have No Comments